
1º Comando regional dos bombeiros - Porto Alegre
A vida de bombeiro não é nada fácil. Sempre prontos para ajudar quem precisa, os “anjos da guarda” vivenciam momentos difíceis na profissão, mas sempre atendendo as ocorrências com rapidez e dedicação.
Segundo Vanise Schneider, soldado do 1º Comando Regional de bombeiros, a preparação começa cedo, na mudança de turno. É realizada a limpeza e manutenção da viatura do quartel e dos equipamentos. A guarnição que vai para o serviço troca informações com a equipe que entra de serviço. “Entre um chimarrão e outro, a conversa flui naturalmente. A pauta se restringe a assuntos pessoais, pois a ética profissional não permite expor os atendimentos. O ouvido permanece atento ao sinal de emergência, que pode soar a qualquer segundo nas campainhas instaladas pelo quartel”, comenta.
Conforme Vanise, a central 193 recebe as ocorrências, faz a triagem e avisa o posto de bombeiros. Ao soar a campainha, a guarnição corre em direção a viatura que em poucos segundos deixa o pátio do estacionamento com a sirene devidamente ligada.
Segundo a soldado Schneider, os bombeiros trabalham 24 horas por dia, sendo que 72 horas são para descanso. “Mas só podemos ter certeza do horário do início do plantão, quando acontece nos últimos 30 minutos um chamado, e não há como esperar”, explica Schneider.
Nessa profissão, nenhum dia é igual ao outro. O Corpo de bombeiros não atende somente acidentes e incêndios, mas também socorro à animais, suicídios, desaparecimentos em florestas e matas, afogamentos, extermínio de abelhas, entre outros.
Conforme Vanise, o corpo de bombeiros do 1º Comando Regional, atende em média vinte ocorrências por dia. “No ano passado, foi um total de 3.779 ocorrências. No verão a solicitação mais comum é a de extermínio de abelhas e marimbondos. Em novembro do ano passado, atendemos 210 ocorrências deste tipo, enquanto que em julho foram apenas nove chamados. Outra ocorrência que tem grande número de solicitações é o incêndio, sendo que, no ano de 2009, foram 1201 ocorrências atendidas”, explica.
“Cotidianamente arriscamos nossas vidas pela vida do próximo, mas fazemos isso com muito orgulho, prazer e satisfação de dever cumprido”, conclui Schneider.
Para mais informações, acesse:
http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/bombeiros/index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário