sexta-feira, 21 de maio de 2010

Critérios de seleção de pautas

Critérios de seleção de pautas
no jornalismo científico / rural

Texto de referência: “Escolhendo notícias de ciências”, de Warren Burket (1990)
Julgar os fatos que serão notícias faz parte do processo de tomada de decisões do jornalista.
São critérios tradicionais:
1. SENSO DE OPORTUNIDADE
Opta-se pela divulgação de novidades. Porém, fatos históricos podem ser retomados para explicar os novos, ou ainda, eventos atuais podem servir de ganchos para fatos históricos.
2. TIMING
Aproveita-se a ocasião para divulgar um fato ou falar sobre um assunto. Ex.: no inverno abordam-se pautas sobre condições climáticas ou sobre doenças respiratórias; em períodos de seca trata-se sobre os impactos das condições climáticas no solo.
3. IMPACTO
Divulgam-se os fatos que afetam o maior número de leitores. Exemplo: epidemias; campanha de vacinação. Hoje: epidemia da dengue.
4. SIGNIFICADO
Um fato torna-se relevante quando se consegue atribuir o significado que ele tem para o público. Ou ainda, quando alguma coisa tem forte significado para a própria ciência. Ex.: a descoberta de um novo planeta, com indícios de presença de água; descobertas genéticas em animais... sendo que para se chegar nesse resultado milhões de dólares foram investidos.
5. PIONEIRISMO
A pesquisa busca sempre o ineditismo. Entretanto, é necessário cuidar que muitas “primeiras descobertas” podem conter erros de pesquisa. Por isso, o jornalismo precisa aguardar a contraprova ou a duplicação do resultado, para não cair no “sensacionalismo”.
6. INTERESSE HUMANO
Comumente, o jornalista seleciona uma notícia com base no apelo à emoção. Ou usa esse critério para transformar um fato em notícia. Ex.: conta uma história de uma criança doente para falar de uma doença específica. As pessoas costumam se interessar pelas histórias de outras pessoas e pelo sofrimento alheio. Portanto, esse critério garante interesse pela matéria.
7. CIENTISTAS CÉLEBRES
Divulgam-se noticias sobre cientistas ou pesquisadores que ganham notoriedade devido ao trabalho realizado. Ex. pesquisadores que recebem o prêmio Nobel ou que participam de eventos importantes, como o brasileiro Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço (2007).
8. PROXIMIDADE
Quanto mais perto os receptores estão do lugar de um evento, mais provável que os jornalistas considerem o fato de interesse noticioso. Ex.: a bactéria na CTI de hospitais públicos de Porto Alegre.
Outra situação: pesquisadores de uma universidade local participam de um evento (em outro local) para divulgar um estudo. A participação dos pesquisadores pode servir de gancho para que o assunto se torne notícia. Normalmente, as assessorias de imprensa fomentam essas situações. Ou ainda, cientistas locais são procurados para explicar o trabalho de outros cientistas e comentar assuntos envolvendo ciência e tecnologia.
9. VARIEDADE E EQUILÍBRIO
Os assuntos de um jornal / revista ou noticiário são escolhidos de acordo com o conjunto de noticias e com o espaço / tempo disponível. Busca-se o equilíbrio de editorias, a melhor mistura de histórias para uma audiência em determinado dia.
10. CONFLITO
Diferentes pontos de vista a respeito de um assunto podem torná-lo notícia. Teorias diferentes para explicar um mesmo fato interessam aos jornalistas. Não cabe ao jornalista assumir posição. Ex.: os perigos e as vantagens das usinas nucleares; ambientalistas X uso de transgênicos.
Outros valores importantes:
1. NECESSIDADE DE SOBREVIVÊNCIA
São temas que geram notícias aqueles que lidam com aspectos fundamentais de sobrevivência, como alimentação, moradia, saneamento básico. Ex.: novas técnicas de construção que preservam o meio ambiente, métodos de tratamento da água, cuidados com alimentos.
É necessário tomar cuidado, ao divulgar determinados assuntos, para não assustar as pessoas (causa pânico na população)
2. NECESSIDADES CULTURAIS
Temas que se referem aos estilos de vida, como dietas, naturalismo, sexualidade e convivência social, produtos orgânicos.
3. NECESSIDADES DE CONHECIMENTO
Satisfação da curiosidade em torno do organismo humano.
Matérias de necessidades de sobrevivência, culturais e de conhecimento são as chamadas matérias de serviço, que procuram orientar as pessoas.
4. DEMOGRAFIA
É comum que as escolhas jornalísticas partam das características do público receptor de determinado veículo: níveis de escolaridade, ocupação, renda, idade, sexo, dentre outras características.
5. NOTÍCIAS DE DESORDEM SOCIAL
Quando há violação das normas éticas da ciência o fato pode interessar ao jornalista. Ex.: uso de animais em pesquisa; envolvimento de seres humanos sem garantir a segurança da saúde; conflitos agrários.

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