Segundo João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior, o hipertexto é um conceito fundamental em toda a investigação desenvolvida no campo do jornalismo que se faz na web. A sua influência faz-se sentir em todas as áreas do web jornalismo porque interfere com a linguagem, os gêneros e com a forma como os receptores se relacionam com os conteúdos através da interatividade. Esta característica é particularmente importante porque marca uma diferença fundamental em relação às notícias da imprensa escrita, não pelo fato de ser hiper textual, mas porque implica uma ação, o click num link.
A necessidade de uma participação ativa do leitor que, ao optar por um determinado percurso de leitura, cria sucessões temporais, altera o próprio curso da história e, por isso, pode ser considerado um texto de autoria múltipla, sem principio nem fim previamente definidos.
Os elementos ou blocos de informação como, (texto, fotos, sons ou infografias), fazem a associação com os links. Na sua função documental, os links oferecem a possibilidade de construir uma teia de informação infinita e de livre navegação.
O recurso a este tipo de ligação permite a construção de uma notícia com diferentes níveis de leitura: o leitor mais exigente pode aprofundar os seus conhecimentos sobre determinado tema, saltando de bloco em bloco de informação até aos níveis mais profundos, ao passo que os utilizadores com menos tempo ou um reduzido grau de exigência em relação ao tema podem aceder apenas aos dados mais importantes, ficando por um nível de informação mais superficial, interagindo menos com o conteúdo.
Mais do que a quantidade de informação sobre determinado acontecimento, interessa a forma como o utilizador lê a notícia, algo que está relacionado com a política de utilização de links usada pelo jornalista.
Na hora de redigir uma web notícia, o jornalista terá de gerir pelo menos três novas variáveis:
1) Critério com que vai repartir a informação em blocos;
2) Forma como distribui esses blocos pelos diferentes níveis de leitura;
3) Escolha da palavra a linkar.
A satisfação é um conceito importante nas mais variadas áreas da comunicação humana e, evidentemente, também no campo do jornalismo.
Quando falamos de comunicação mediada, o conceito de satisfação pode surgir ligado às características dos meios ou aos conteúdos, por exemplo.
A falta de entusiasmo com o hipertexto pode estar relacionada com a referida sensação de desorientação, o que poderia deixar adivinhar uma certa insatisfação com a leitura.
A redação hiper textual de notícias tem uma enorme potencial, mas não devemos esquecer-nos de que a eficácia da mensagem depende da observância de três regras fundamentais:
1. Que exista uma grande quantidade de informação dividida em pequenos blocos;
2. Que estes blocos esteja ligados uns aos outros a través de links;
3. Que a dado momento da leitura o utilizador precise apenas de um pequena quantidade de informação para entender o conteúdo.
A redação hiper textual, se efetuada de acordo com determinadas regras, tem impactos significativos nas atitudes, na percepção de compreensão e na satisfação dos leitores de notícias na web. Este ponto assume particular importância já que a hipertextualidade é uma das marcas diferenciadoras do web jornalismo e a base de uma nova linguagem não linear, multimídia e interativa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário