sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Sexualidade

O assunto sexualidade se estende por diversos conceitos, e possui um vocabulário mais enriquecido, que às vezes surgem palavras sobre assuntos em conversas entre jovens, adolescentes, homens, mulheres e principalmente grupo de amigos, algumas palavras referente aos assuntos ao qual podem ocorrer de desconhecermos, é normal, pois não somos obrigados a saber tudo sobre sexo, mas pode-se adquirir mais conhecimentos sobre o assunto. A sexualidade tem diversas formas, variadas circunstâncias, jeitos, maneiras que as pessoas buscam para obter ou expressar prazer. Sexualidade, segura e prazerosa, é um dos indicadores de qualidade de vida de uma sociedade e fundamental para a realização e a felicidade de qualquer pessoa. É a busca do prazer humano em suas diversas formas. A idéia do prazer varia de pessoa para pessoa, leva-se em conta a realidade de cada indivíduo. Quando a pessoa está sentindo prazer, ela está vivenciando a sua sexualidade.
A orientação sexual é a atração sexual, afetiva e emocional por outra pessoa. Sendo assim, antigamente, acreditava-se que todo ser humano deveria ser heterossexual e que a homossexualidade e a bissexualidade eram doenças, mas com passar dos anos, estudos comprovaram que sempre existiu homossexualidade desde o início da humanidade. A manifestação do amor encontra-se a sexualidade, mas não pode-se dizer que na sexualidade está o amor. O fato de que se sabe mais sobre a função sexual do homem do que da mulher, há mais pesquisas sobre a função reprodutora da mulher, do que do homem, legitima a desigualdade de gênero no significado do sexo para ambos. Aos homens, o prazer; às mulheres a reprodução. A sexualidade como expressão de amor é ligada ao poder e a posse. A paixão, enquanto amor, não existe. A sexualidade é um fogo que pode purificar os apaixonados e transformar os sentimentos, um dia, em amor. A qualidade da sexualidade se reflete na qualidade de vida das pessoas, que é a grande meta da medicina contemporânea.
A OMS, Organização Mundial da Saúde, coloca a sexualidade saudável como um dos indicadores de qualidade de vida de uma população. Grande parte dos problemas da sexualidade se apresenta fisicamente, funcionalmente, mas provém dos relacionamentos frustrantes, da afetividade malcuidada, da falta de compreensão entre os conjugues e do baixo ou nulo investimento do casal no namoro. O período de festas de fim de ano e a entrada do ano novo são propícias para uma reciclagem, mudar os conceitos e atitudes. Buscar saúde, bem-estar, sexualidade saudável, administrar o tempo da vida profissional e pessoal visando o prazer de viver para a maioria das pessoas. Sexualidade não se traduz apenas na resposta sexual. Porém, é importante o conhecimento das etapas através das quais a função sexual se expressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário