Cap 1 –Como a tecnologia está convertendo o mercado de massa em milhões de nicho
Principal mudança
Mercado de Massa;
Ambiente Físico
Mundo da Escassez
Mercado de Massa;
Ambiente Físico
Mundo da Escassez
A indústria da música se limita a menos de 60 mil faixas. Contudo, para varejistas on-line, o mercado é aparentemente infinito.
O que se encontra na Cauda Longa? Qualquer coisa, como velhos sucessos, gravações ao vivo, covers... São gêneros, dentro de gêneros, dentro de gêneros.
O que antes o preço tornava inacessível nas prateleiras hoje podem ser encontradas no ambiente da web = cauda longa.
Conjuntura atual
O mercado de livros que nem mesmo são vendidos na maioria das livrarias já corresponde a UM TERÇO do mercado principal e está crescendo com rapidez.
“O dinheiro de verdade está nas menores vendas”.
Exploração do cauda longa
Google: grande parte de sua receita não vem das grandes empresas anunciantes mas com a propaganda de pequenos negócios –CAUDA LONGA DA PROPAGANDA;
eBay: explora produtos de nicho, desde carros para colecionadores até tacos de golfe adaptados;
Diferencial do E-commerce
Crescimento mais acelerado dos negócios é a venda de produtos que não estão disponíveis nas lojas de varejo físicas tradicionais. Ex: Amazon;
Sem precisar pagar espaço de prateleira, a venda de um produto de nicho é apenas mais uma venda, com margens iguais ou melhores do que as dos hits.
Ascensão e queda dos campeões de venda
Antes da Revolução Industrial –cultura local –1º Era da Cultura de Nicho (determinismo geográfico)
Prensa de Gutenberg –distribuição da Bíblia
Século XIX –crescimento do sistema de rodovias, urbanização
Expansão da Imprensa –criação do Fonógrafo –1º grande onda de cultura popular –jornais e revistas ilustradas, romances, panfletos políticos, livros infantis, catálogos comerciais
Século XX –mercado de massa –Cinema
Meios de broadcast pelo rádio e televisão
Cadeia e Rede de transmissão –cultura nacional comum –sincronizada
Anos 50 –Era de Ouro do Rádio
Era de Ouro da Televisão –“Efeito Bebedouro”
1970, 80 e 90 –televisão, grande fator de unificação dos Estados Unidos.
Entre 1990 e 2000 as vendas de álbuns dobraram, a taxa de crescimento mais acelerada da história do setor
Indústria descobre a FÓRMULA SECRETA PARA A PRODUÇÃO DOS HITS:
VENDER HOMENS JOVENS E VARONIS A JOVENS MULHERES
Quem matou os álbuns hit?
Em 2001 –Apple lança o primeiro Ipod, Mp3 player;
O atributo revolucionário do Ipod: capacidade de armazenamento e a possibilidade dos usuários levarem verdadeiras DISCOTECAS PORTÁTEIS, com até 10 mil músicas.
Mudança em varios setores
Receita dos filmes de Hollywood caiu 7% desde 2001;
Leitura dos jornais continua caindo;
Venda de revistas nas bancas de jornais situa-se no nível mais baixo;
Os índices de audiência das redes de TV continuam a cair devido TV a cabo;
FIM DA ERA DO TOP 40.
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