domingo, 23 de maio de 2010

अ सौदा longa

Cap 1 –Como a tecnologia está convertendo o mercado de massa em milhões de nicho
Principal mudança

Mercado de Massa;
Ambiente Físico
Mundo da Escassez

Mercado de Massa;
Ambiente Físico
Mundo da Escassez

A indústria da música se limita a menos de 60 mil faixas. Contudo, para varejistas on-line, o mercado é aparentemente infinito.
O que se encontra na Cauda Longa? Qualquer coisa, como velhos sucessos, gravações ao vivo, covers... São gêneros, dentro de gêneros, dentro de gêneros.
O que antes o preço tornava inacessível nas prateleiras hoje podem ser encontradas no ambiente da web = cauda longa.

Conjuntura atual
O mercado de livros que nem mesmo são vendidos na maioria das livrarias já corresponde a UM TERÇO do mercado principal e está crescendo com rapidez.
“O dinheiro de verdade está nas menores vendas”.

Exploração do cauda longa

Google: grande parte de sua receita não vem das grandes empresas anunciantes mas com a propaganda de pequenos negócios –CAUDA LONGA DA PROPAGANDA;
eBay: explora produtos de nicho, desde carros para colecionadores até tacos de golfe adaptados;

Diferencial do E-commerce

Crescimento mais acelerado dos negócios é a venda de produtos que não estão disponíveis nas lojas de varejo físicas tradicionais. Ex: Amazon;
Sem precisar pagar espaço de prateleira, a venda de um produto de nicho é apenas mais uma venda, com margens iguais ou melhores do que as dos hits.

Ascensão e queda dos campeões de venda

Antes da Revolução Industrial –cultura local –1º Era da Cultura de Nicho (determinismo geográfico)
Prensa de Gutenberg –distribuição da Bíblia
Século XIX –crescimento do sistema de rodovias, urbanização
Expansão da Imprensa –criação do Fonógrafo –1º grande onda de cultura popular –jornais e revistas ilustradas, romances, panfletos políticos, livros infantis, catálogos comerciais

Século XX –mercado de massa –Cinema
Meios de broadcast pelo rádio e televisão
Cadeia e Rede de transmissão –cultura nacional comum –sincronizada
Anos 50 –Era de Ouro do Rádio
Era de Ouro da Televisão –“Efeito Bebedouro”
1970, 80 e 90 –televisão, grande fator de unificação dos Estados Unidos.

Entre 1990 e 2000 as vendas de álbuns dobraram, a taxa de crescimento mais acelerada da história do setor
Indústria descobre a FÓRMULA SECRETA PARA A PRODUÇÃO DOS HITS:
VENDER HOMENS JOVENS E VARONIS A JOVENS MULHERES

Quem matou os álbuns hit?

Em 2001 –Apple lança o primeiro Ipod, Mp3 player;
O atributo revolucionário do Ipod: capacidade de armazenamento e a possibilidade dos usuários levarem verdadeiras DISCOTECAS PORTÁTEIS, com até 10 mil músicas.

Mudança em varios setores

Receita dos filmes de Hollywood caiu 7% desde 2001;
Leitura dos jornais continua caindo;
Venda de revistas nas bancas de jornais situa-se no nível mais baixo;
Os índices de audiência das redes de TV continuam a cair devido TV a cabo;
FIM DA ERA DO TOP 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário